Qual a importância de uma Identidade Visual?

Antes de responder, é importante entendermos: o que de fato é Identidade Visual?

A Identidade Visual é a constituição, organização e padronização da comunicação visual de um negócio, seja ele físico ou digital. Em outras palavras, através da Identidade Visual é possível traduzir a cultura, os valores e o posicionamento da empresa em algo tangível e real para as pessoas. Esses valores, quando percebidos, influenciam desde o reconhecimento de marca até a decisão de compra entre um produto ou outro.

Mas por que construir essa imagem?

Vivemos em um mundo onde não basta ser visto. Precisamos ser bem vistos, bem lembrados e bem reconhecidos.
 Em um período sem precedentes na história, em que as empresas cumprem um papel de protagonistas na vida das pessoas, a chave para o sucesso se encontra na conexão entre marca e público. Uma boa identidade visual atua justamente nessa conexão, alinhando as capacidades, os diferenciais e o propósito da empresa às expectativas e anseios das pessoas.

Então, como construir uma boa Identidade Visual?

A fonte de uma boa comunicação visual é a estratégia. Sem estudo e planejamento, não há técnica, identidade ou razão que guiem uma boa marca. Identidades visuais vão além do que vemos, é sobre como elas nos fazem sentir, pensar, comunicar e agir. Por isso, um amplo entendimento de público é vital para um negócio. É importante entender as dores, as expectativas e os diferentes contextos que influenciam as pessoas a escolher uma marca, além de um profundo conhecimento da empresa e do mercado em que está inserida.

Outro aspecto a ser analisado, senão o mais importante, é o contexto em que a marca está inserida. O contexto configura o repertório das pessoas, que por sua vez permite ou não o entendimento e identificação. Esse processo é bastante rico e permite às pessoas envolvidas entender e visualizar a empresa, declarando seu posicionamento para o presente e sua visão para o futuro.

Uma Identidade Visual deve preparar uma empresa para atuar em todos os patamares de mercado necessários, seja através de suas aplicações, de sua comunicação ou das experiências proporcionadas para o público. A estratégia de marca também define essas patamares, visto que cada empresa possui a sua realidade e o seu contexto, como dissemos anteriormente.

Por exemplo, a Identidade Visual de uma padaria local tem objetivos e necessidades muito diversas de uma indústria panificadora que abasteça o mercado nacional, apesar de ambas produzirem pães. São produtos semelhantes, mas empresas completamente diferentes, e a Identidade Visual precisa comunicar isso.

A construção de uma Identidade Visual é transformadora para uma empresa. Não se trata apenas de atualizar e trazer um visual mais bonito para uma marca. Trata-se de um processo amplo de entendimento empresarial, capaz de levar uma empresa para o próximo nível. Para tanto, é importantíssimo se fiar em profissionais que possam guiar e construir esse projeto junto a empresa.

Previous
Previous

A revolução das prateleiras: do físico ao digital