Branding e Arquitetura: uma combinação para projetar experiências incríveis

Projetar é a inteligência fundamental da arquitetura e do design, ainda que estes tenham suas diferenças práticas ou teóricas. E desenvolver experiências, marcas ou espaços é uma atividade multidisciplinar, que exige tanto o domínio técnico dos processos, quanto a sensibilidade de lidar com pessoas.

Uma marca é uma atribuição simbólica que referencia uma instituição. Portanto, é a junção de pequenas partes que somadas formam para nós a representação de algo maior. O papel do processo de branding é mapear o contexto, a intenção e a experiência de uma marca em torno de uma única e sólida imagem. Além da identidade visual e de aspectos intangíveis, o branding é um constante trabalho de consolidação de uma empresa para um público.

A arquitetura é uma área complexa e multidisciplinar que busca planejar a interação física entre as pessoas e o meio em que elas se encontram, podendo ou não ser para fins comerciais. E através de projetos, também é uma área que relaciona o contexto, a intenção e a experiência.

Clique aqui para acessar um conteúdo sobre a Importância da Identidade Visual

Na relação com a arquitetura, um processo de branding ajuda a guiar e definir quais elementos do espaço físico serão necessários para entregar a melhor experiência ao cliente e à empresa. Durante o projeto, os profissionais das diferentes áreas participam co-criando nos processos através de ferramentas. Desta forma, a multidisciplinaridade gera uma entrega mais rica e original.

No projeto de identidade visual, o cliente recebe o Manual da Marca, um documento que contempla regras e sugestões de uso para que qualquer projeto posterior possa aproveitar ao máximo a imagem da empresa. Com este direcionamento, o arquiteto responsável possui um guia criativo e conceitual para complementar em seu trabalho. A integração de uma marca com seu espaço físico está relacionada desde grandes aspectos, como a escolha de um layout ou uma fachada, até mínimos detalhes de texturas, materiais e acabamentos.

Observando a imagem abaixo, percebe-se facilmente o contraste existente entre as cafeterias McCafé, Café Cherie e The Coffee. Apesar de muito diferentes entre si, todos estes locais tem uma coisa em comum: seus espaços físicos refletem claramente o conceito da empresa. Esta força aumenta a imersão da experiência do cliente e potencializa a marca.

Reprodução de logos e espaços: McCafé, Café Cherie e The Coffee.

O design nos permite planejar o futuro que desejamos para as empresas. Permite que estejamos no controle sobre as marcas que deixamos no mundo. A arquitetura permite que as pessoas se relacionem com as marcas em espaços físicos. E a multidisciplinaridade de um projeto permite que nossas soluções sejam mais agregadoras, sólidas e impactantes.

Você trabalha com arquitetura? Vamos projetar juntos!

 
Previous
Previous

Minha empresa está crescendo… mas a que custo?

Next
Next

O que uma embalagem de Twix pode nos contar sobre design, natureza e ser humano?