Minha empresa está crescendo… mas a que custo?

Muito bem, você chegou lá! Seu gráfico é positivo e a sua empresa está crescendo… mas você já considerou em que parâmetros isto está acontecendo? Para além de finalizar o mês ganhando mais dinheiro e aumentando o número de clientes, alavancar um negócio também passa por outros pontos de vista, como por exemplo o custo de fazer isto acontecer.

Antes de tudo, vamos deixar bem claro sobre o que estamos falando. Para aumentar a cartela de clientes e espalhar uma marca entre potenciais compradores, os negócios precisam investir tempo, dinheiro e suor. O investimento da empresa para conquistar uma venda é conhecido por CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Esta é uma das métricas que avaliam a qualidade e efetividade de um processo de marketing e comercial.

Se quer entender mais sobre crescer uma empresa de forma inteligente, continue lendo este conteúdo!

Como medir meu Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Para medir este esforço, devemos considerar a quantidade de recursos investidos em marketing, levando em conta todo o ciclo de vendas – representado, normalmente, pelo funil de vendas. Deve-se considerar, portanto, desde tempo, mão de obra, mídia paga, até uma viagem de negócios. Então, se no período de 30 dias você somou um total de R$60.000,00 para conseguir 1.000 clientes, você está com um CAC de R$60,00.

Não há número mágico que possa definir um parâmetro geral como bom ou ruim, pois cada negócio possui realidades diferentes, mas o CAC deve sempre ser entendido como um custo a ser repassado ao cliente, então o cuidado com esta cifra contribuirá para que sua oferta esteja dentro da realidade do mercado.

Por que é importante abaixar o CAC

Abaixar o custo de aquisição de clientes abre para a empresa a possibilidade de operar com maior lucratividade na venda, maior aproveitamento dos investimento, maior vantagem competitiva no mercado e maior capacidade de crescimento.

E como otimizar o CAC?

Mais uma vez nos deparamos com desafios que não possuem receita de bolo, mas com algumas técnicas é possível aprimorar o processo de marketing e implementar processos menos custosos para a empresa. O primeiro passo é através do entendimento sobre os custos que compõem o seu CAC. Dentre eles, procure saber sobre os gastos ao longo do funil de vendas e o esforço colocado em cada canal de comunicação com o público, assim como uma revisão sobre o processo comercial. Ferramentas como Análise SWOT e Jornada do Usuário podem proporcionar um bom entendimento de forças e fraquezas.

Depois, é importante mapear quais são as ações necessárias para chegar até o cliente e quais são as mais eficientes — aqui é útil buscar no histórico da empresa e buscar entender por quais canais a empresa vende mais! Nesta etapa, também recomendamos uma verificação das informações disponíveis para o público em canais online e offline, assim como uma revisão na fase de atendimento e, se necessário, ainda há a opção de fazer a gestão de relacionamento com o público através de um sistema CRM.

Junto disso, é necessário um esforço no processo de gestão de marca, também conhecido como Branding. Este exercício estratégico cuida da imagem da empresa de dentro para fora e possibilita que a impressão passada para o público seja a desejada pelo negócio, facilitando que exista uma conversão de vendas cada vez mais qualificada e com clientes ideais, mas com muito menos esforço. Uma boa maneira de se trabalhar esta etapa é através de comunicação! Entendendo os canais que mais funcionam, que tal iniciar publicações ou ações que demonstrem as qualidades do negócio e sirvam de conteúdo para quem você gostaria de atingir? Boas marcas são pregnantes na memória das pessoas e permitem que o esforço de vendas (CAC) seja muito menor. Marcas pouco estratégicas atrapalham as vendas e fazem o processo comercial ser um pesadelo. 

Cuidar dos pontos de fragilidade através de consultorias, otimizar o branding e se comunicar com o mercado de forma eficiente. Este é o caminho para criar uma marca forte que vende com mais facilidade. Nada acontece da noite para o dia, mas grandes resultados virão do cuidado com os detalhes. Estabeleça uma análise de CAC recorrente, seja mensal, trimestral ou semestral, mas não perca de vista o “indicador de saúde” das suas vendas.

 
Previous
Previous

Faça seu cliente sonhar com você

Next
Next

Branding e Arquitetura: uma combinação para projetar experiências incríveis