Um jeito automático e humano de projetar um sistema.

Sempre enxerguei o design como uma ferramenta para resolver problemas e criar projetos impactantes. Um dos maiores desafios que tenho é informar às pessoas como um bom projeto de design centrado no ser humano impacta positivamente toda uma cadeia produtiva, refletindo em ganhos significativos para a sociedade. Em 2017, o HALL realizou um projeto com a Impulso, uma empresa que trabalha com estratégias e soluções para grandes instituições que atendem Micro e Pequenos Empreendedores, em larga escala. Em um de seus projetos volumosos, surgiu a necessidade de revelar, por meio de relatórios descritivos, cada personalidade que dava corpo a este volume.

Como manter a individualidade de 6.000 empresas de forma ágil?

“Contanto que você se concentre nas pessoas para as quais está projetando – e as ouça diretamente – você pode propor soluções ideais que atendam às suas necessidades. Os seres humanos são a parte mais importante de qualquer projeto.”

Me considero um grande entusiasta e divulgador do design thinking. Integrar as necessidades humanas em um projeto colaborativo faz toda a diferença para a inovação e entrega de um bom projeto de design.

Integrados como membros da equipe principal da Impulso, os designers do HALL trabalharam ao lado de diretores, consultores e desenvolvedores da empresa. Em apenas três meses, passamos de conceitos, discussões e análises holísticas, para um modelo ágil e humano de geração de relatórios. Junto com a equipe Impulso, desenvolvemos e implantamos treinamentos, com base no design thinking, direcionados a consultores responsáveis ​​por captar informações junto aos empresários locais, para que pudessem melhor representar os interesses e individualidades de cada empresa.

Como solução, decidimos integrar um olhar humano às tecnologias necessárias ao desenvolvimento de um sistema simples, baseado em uma ferramenta de marketing chamada Direct Mail, que transforma dados objetivos em belas histórias. A implantação da solução fez com que cada um dos relatórios gerados contasse uma história condizente com a realidade da empresa, mantendo suas personalidades sem perder dinamismo e agilidade.

Foi preciso um olhar empático, coerente e criativo para chegar a cada uma das pessoas envolvidas no projeto. Usamos o design como ferramenta de transformação e foi gratificante ajudar a Impulso a impactar mais de 6.000 empresas em Santa Catarina.

Previous
Previous

Como o design pode ajudar sua construtora a alavancar as vendas.

Next
Next

A revolução das prateleiras: do físico ao digital